A Castanha do Pará
Proveniente da castanheira-do-Pará (bertholletia excelsa), árvore tão magestosa que é chamada popularmente de "rainha das florestas", por chegar a 50 metros de altura e viver até 1000 anos. É nativa da região amazônica, das Guianas, Venezuela, Brasil, leste da Colômbia, leste do Peru e leste da Bolívia.
Exerce papel importante na alimentação dos povos indígenas desde tempos remotos e ainda hoje serve de fonte de nutrição às tribos.
É um alimento extremamente nutritivo, rico em proteínas (com 5 vezes mais que o leite de vaca), em gorduras, selênio, cálcio e fósforo.
Por possuir grandes quantidades de selênio, trabalha no aumento da resistência imunológica, sendo eficiente no regulação da glândula tireóide e na prevenção do câncer e, com sua função antioxidante, combate os radicais livres. Mas deve ser consumida moderadamente, de preferência em média somente uma castanha por dia.
É indicada para anêmicos, crianças, idosos, gestantes e lactantes.
Ayurveda
Como é um alimento de difícil digestão, ingerí-lo em forma de leite e com especiarias aumenta sua digestibilidade. Segundo o ayurveda, quem melhor se beneficia deste leite é o vata, depois o pitta e o que menos se beneficia é o kapha.
Clique aqui para conferir uma receita de leite de castanha do Pará.
Bom proveito!